Avançar para o conteúdo principal
O processo ensino-aprendizagem vem sendo, cada vez mais frequentemente, objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, incluindo psicologia, pedagogia, medicina e áreas afins. Nesse contexto - e visando atender a essa grande demanda atual que envolve os transtornos de aprendizagem - é que atua o profissional neuropsicopedagogo.
Considerando a atuação desse profissional em âmbito escolar, assinale a alternativa que se adéqua ao contexto.

a ) Quando uma criança apresenta um desempenho insatisfatório em comparação a seus pares, e em relação ao que dela se espera, pode-se afirmar que ela sofre de um transtorno de aprendizagem, sendo o profissional neuropsicopedagogo essencial na equipe de intervenção desse aluno.
b ) A aprendizagem é influenciada por funções cognitivas (como a memória, a atenção, a concentração) e por fatores como interesses e motivações do sujeito. Sendo assim, o neuropsicopedagogo trabalha o indivíduo como um todo, considerando a maneira como ele afeta e é afetado por todos esses fatores em seu processo de aprendizagem.
c ) Os transtornos de aprendizagem interferem no funcionamento cerebral, mas não afetam a estrutura neurobiológica do cérebro. Isso desencadeia dificuldades para leitura, escrita, raciocínio, organização e no desempenho das funções executivas. Logo, é extremamente importante que o neuropsicopedagogo conheça esse funcionamento cerebral e possa propor intervenções precisas.
d ) Atraso mental, discalculia, transtornos de linguagem, déficits sensoriais primários (visuais e auditivos), TDAH e dislexia são os transtornos de aprendizagem mais comumente encontrados e considerados como o objeto de intervenção do profissional neuropsicopedagogo.
e ) A aprendizagem deve ser vista como a aquisição de um novo conhecimento, adquirido independentemente de fatores externos, sendo a mente humana o principal objeto de trabalho do neuropsicopedagogo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Na proposta do trabalho com projetos, a escolha do tema é fundamental no significado do projeto para os alunos. Marque a alternativa que indica as melhores considerações sobre como identificar o melhor tema a ser trabalhado. a ) Considerar os conteúdos intra e interpíquicos do grupo envolvido. b ) Identificar os temas que são mais fáceis de serem trabalhados com o grupo envolvido. c ) Identificar o tema mais fácil de ser trabalhado com aquele grupo. d ) Considerar o nível sócio econômico e o nível de aquisição da linguagem do grupo envolvido. ( e ) Identificar a função social do tema e a pertinência ao grupo envolvido.
De acordo com Freud, dentre as fontes de sofrimento humano relacionadas abaixo, qual causa maior angústia nas pessoas?  a ) A fragilidade dos corpos. b ) A crueldade inerente ao ser humano. ( c ) A inadequação das regras de ajustes de relacionamentos mútuos dos seres humanos. d ) O poder da natureza diante da condição humana.